destacada Galeria de Fotos Notícias The Handmaid's Tale

‘Handmaid’s Tale’ ilustra protestos por direitos das mulheres pela América Latina

A série ‘The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia’, exibida no Brasil com exclusividade pelo Paramount Channel, trouxe à tona o debate de muitas questões relacionadas ao direito da mulher. Ao abordar um futuro distópico no qual mulheres são extremamente reprimidas e perdem seus direitos civis, a série de ficção vem sendo usada como alegoria em protestos que estão rolando por toda a América Latina, especialmente no debate pela discriminalização do aborto.


No Brasil, em 3 de agosto, o STF (Superior Tribunal Federal) fez audiências públicas sobre a descriminalização do aborto. Na ocasião, entidades são ouvidas para, depois, ministros decidirem se atual Código Penal descumpre a Constituição. Estaria a criminalização do aborto descrita nos artigos 124 e 126 do Código Penal contrariando princípios fundamentais da Carta Magna, como a liberdade e a igualdade? Basicamente, será decidido se quem aborta deve ser presa ou não. Neste momento de discussão, militantes usaram a simbologia das Aias de ‘Handmaid’s Tale’ para atrair atenção em protesto.

 

Margareth Atwood, autora do livro ‘O Conto da Aia’, mandou uma carta para a vice-presente da Argentina, Gabriela Michetti, em junho deste ano. A descriminalização do aborto esteve em foco de debate no país vizinho em junho e, em carta, Margareth pede: “não ignore as milhares de mortes que ocorrem a cada ano por abortos ilegais. Dê às mulheres argentinas o direito de escolher. Neste momento, as mulheres na Argentina estão lutando por seus direitos e suas vidas.” Vestidas de Aias, mulheres argentinas também protestaram em frente ao Congresso Nacional. A cor verde, que simbolizou o protesto na Argentina, também está sendo usada no Brasil.
Sempre válido lembrar que a segunda temporada de ‘The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia’ estreia no Paramount Channel dia 2 de setembro, às 21h. Se você ainda não conhece a série, fique de olho na programação: toda segunda, às 20h, exibimos episódios da primeira temporada.