ESTE MÊS NO PARAMOUNT CHANNEL série Sherlock

Conheça curiosidades sobre “Sherlock”


Para comemorar a estreia da série Sherlock no Paramount Channel nesta quinta (8/11), às 20h30, resolvemos listar algumas curiosidades sobre a produção. Confira:

– O inspetor Greg Lestrade (Rupert Graves) é uma combinação dos inspetores Gregson e Lestrade das histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle. Nos livros, o primeiro nome do personagem nunca é revelado; o máximo que se fala é que começa com a letra G. Por isso, na série, Sherlock sempre esquece seu primeiro nome.

– Amanda Abbington – que interpreta Mary Morstan, noiva de John Watson na série – é ex de Martin Freeman. Eles ficaram juntos por anos, mas terminaram o relacionamento em 2016. Eles têm dois filhos.

– “Nepotismo” é uma palavra que define as pessoas envolvidas em Sherlock, já que muitos dos membros da equipe da série são relacionados. Além de Martin Freeman atuar com sua mulher na época, os pais de Benedict Cumberbatch – Wanda Ventham e Timothy Carlton – interpretam os pais de Sherlock Holmes na série. A produtora Sue Vertue é esposa do roteirista Steven Moffat e filha de Beryl Vertue, co-produtora e também roteirista. O filho do roteirista Steven Moffat interpreta Sherlock Holmes quando criança em alguns episódios.


– A personagem Molly Hooper (Louise Brealey) não existe na literatura e estava escalada pra aparecer somente uma vez na série para evidenciar a falta de traquejo social de Holmes. No entanto, os produtores amaram a atuação de Louise e ela aparece bem mais do que o planejado.

– Sherlock usa uma técnica para acessar a memória chamada de “palácio mental”. Isso não é invenção dos roteiristas, é um método real criada na Roma antiga, também conhecida como “método loci”.
– Como parte de sua preparação para interpretar Sherlock Holmes na série, Benedict Cumberbatch leu todas as histórias escritas por Conan Doyle.

– O endereço original onde as cenas externas de 221B Baker Street foram filmadas é 187 North Gower Street, London NW1. Uma informação caso você queira fazer um turismo relacionado à série.
– Quando Martin Freeman chegou pra primeira audição, ele tinha acabado de ter sua carteira roubada. Ele estava tão mal humorado que os produtores acharam que ele não estava muito a fim do papel. Por sorte, na segunda audição ele estava com melhor humor e conseguiu o papel.

– Benedict Cumberbatch recebeu o convite para protagonizar a série depois que os roteiristas Steven Moffat e Mark Gatiss viram sua atuação em Desejo e Reparação (2007). Eles acharam que ele poderia ser um Holmes perfeito.

– Há muitas versões do casaco que Sherlock usa na série. Porém, a primeira, usada no piloto, foi comprada pelo ator Mark Gatiss, que deu a Benedict Cumberbatch como presente de aniversário.

– Benedict Cumberbatch e Mark Gatiss pintaram seus cabelos de preto para interpretarem Sherlock e Mycroft. Gatiss é ruivo e Cumberbatch tem cabelo castanho.

– Benedict Cumberbatch é parente distante de Sir Arthur Conan Doyle, autor das histórias de Sherlock Holmes. Eles são primos de 16º grau e seu ancestral em comum é John of Gaunt.

– Originalmente, Sherlock foi criado para ter seis episódios por temporada com 60 minutos cada; no fim, cada temporada terminou com três episódios com 90 minutos cada.

– Benedict Cumberbatch, Robert Downey Jr. e Ian McKellen já interpretaram o personagem Sherlock Holmes em algum ponto de suas carreiras. Por coincidência, os três também interpretaram herois do universe Marvel: Cumberbatch é Doutor Estranho, Downey é o Homem de Ferro e McKellen é Magneto.

– Benedict Cumberbatch atuou na trilogia O Hobbit com Christopher Lee. Ambos os atores interpretaram Sherlock Holmes em produções diferentes. Além disso, Ian McKellen interpretou Sherlock mais velho em Sr. Sherlock Holmes (2015).

– Nas histórias de Conan Doyle, Sherlock Holmes e Dr. Watson sempre se tratavam pelo sobrenome, o que era muito comum na era Vitoriana. Mas, como hoje em dia é mais comum as Pessoas se tratarem pelo primeiro nome, eles se chamam de Sherlock e John.